Engana-se quem imagina que basta criar um site de vendas online para alcançar boas posições no Google e atrair visitantes. Para obter tráfego orgânico, é essencial entender e adotar estratégias de SEO para sua loja virtual.
SEO é a sigla de Search Engine Optimization, que pode ser traduzido como otimização para motores de busca.
O trabalho de SEO técnico envolve diversas melhorias que visam garantir o rastreamento, indexação e renderização eficientes.
Existem diversas maneiras de se chegar ao primeiro lugar no Google e a principal delas é com uma estratégia SEO efetiva.
Separamos 8 pontos importantes sobre SEO para loja virtual que farão a diferença no seu negócio!
É um erro comum achar que SEO para e-commerce visa somente atrair mais visitantes para o site. Esse é apenas um dos objetivos deste trabalho.
A estratégia é essencial para que o negócio ganhe visibilidade à longo prazo.
Devido aos critérios cada vez mais rigorosos, estar nas primeiras posições do Google é sinônimo de credibilidade.
Logo, se a empresa adotar as estratégias adequadas, consegue se manter sempre visível e a marca passa a ser facilmente reconhecida.
O SEO para lojas virtuais também permite captar visitantes altamente qualificados e com potencial de conversão.
O cliente também ganha benefícios com as técnicas de SEO para loja virtual, porque elas priorizam a experiência do consumidor.
Para continuar aparecendo nos resultados, por exemplo, um site precisa estar:
Desta forma, melhorar o SEO traz benefícios para todas as partes envolvidas.
Os comerciantes conseguem elevar suas vendas, fortalecer sua marca e gerar tráfego orgânico para suas lojas virtuais.
Enquanto o cliente tem à disposição um portal atrativo e que oferece fácil acesso aos produtos.
Pesquisar palavras-chave é o primeiro passo de qualquer estratégia SEO para loja virtual.
Encontre quais termos as pessoas mais utilizam ao buscar produtos relacionados ao seu e-commerce.
Existem algumas ferramentas de pesquisa de palavra-chave que realizam esse trabalho de forma automática e, portanto, agilizam o processo.
Uma delas é o Planejador de Palavras-chave do Google, que é gratuito para quem possui conta no Google Ads.
Ao cadastrar novos produtos, é essencial que a URL, o título e o descritivo da página sigam as boas práticas de SEO.
Todos eles devem conter as palavras-chave previamente pesquisadas para facilitar as buscas.
A descrição do produto para loja virtual deve ser o mais completa possível. Adicione, por exemplo:
Além disso, utilize imagens leves, pois elas são carregadas facilmente e, portanto, não prejudicam a velocidade do site como um todo – outro fator relevante dentro da estratégia SEO para loja virtual.
O Google Search Console permite monitorar a performance das lojas virtuais no buscador. Ele disponibiliza informações como:
Com esses dados, é possível saber onde se está errando e promover os ajustes necessários para melhorar o ranqueamento.
O Google Analytics é essencial em uma estratégia SEO de loja virtual porque permite acompanhar o comportamento dos usuários dentro do site.
Algumas das informações que é possível obter são:
Dispositivo que cada um utilizou para acessar o portal.
SEO on-page são otimizações nos conteúdos das páginas de um site, como:
Essa estratégia auxilia a obter tráfego segmentado e relevante, garantindo que as pessoas que acessam a página via buscadores sejam potenciais consumidores de qualidade.
Como a forma de acessar os conteúdos na rede mudou, o algoritmo do Google está oferecendo ranqueamento mais alto para os sites adaptados aos dispositivos móveis.
Isso significa que, se a estratégia SEO para loja virtual não inclui uma experiência rápida e tranquila para usuários mobile, a marca será penalizada pelo Google.
Consequentemente, não estará aparecendo nos resultados considerados mais atrativos.
É importante ter em mente que melhorar o SEO pensando em dispositivos móveis não significa colocar o conteúdo em tela menor.
Ao montar uma loja virtual, pense no design, para que seja fácil encontrar os produtos, e garanta a velocidade de abertura da página.
O link building melhora o SEO porque mostra aos mecanismos de busca que o conteúdo é relevante. É possível acrescentar dois tipos de links:
Internos: aumenta o tráfego do próprio blog/site com conteúdo relacionado.
Externos: costuma ser utilizado para comprovar dados e pesquisas que corroborem com o conteúdo ou como forma de guest posting, onde empresas trocam links para as duas se beneficiarem.
Uma dica: não caia na tentação de acrescentar muitos links de sites de má qualidade. Além de não obter o tráfego desejado, ainda há o risco de penalização pelo Google.
Os mecanismos de busca gostam de conteúdo novo, pois indica que o site é relevante, ativo e que pensa no cliente.
Logo, uma estratégia de marketing digital que oferece resultados positivos também para lojas virtuais é ter um blog.
Isso porque ele captura tráfego de busca com palavras-chave de cauda longa.
O blog permite que sejam criados artigos com temas diversos e de interesse do público-alvo.
Isso dá ao consumidor mais de uma forma de encontrar seu site e razões para retornar.
Fonte: HostGator