Garantir que sua empresa esteja presente nos resultados de busca do Google quando seus clientes procuram por seus produtos e serviços é muito importante para qualquer negócio. Assim, nasce a necessidade de se trabalhar com links patrocinados.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto e ainda compreender por que sua empresa deve investir nessa estratégia? Então, você está no lugar certo.
Não é por acaso que uma das maiores preocupações em uma estratégia de marketing digital é o SEO, estratégia capaz de ajudar as empresas a conquistarem melhores posições nas buscas orgânicas.
Mas infelizmente muitos acabam ignorando o potencial de uma estratégia de Links Patrocinados, que assim como o SEO, é capaz de aumentar as visitas em um site e, consequentemente, aumentar as vendas, porém em uma velocidade maior, e em curto espaço de tempo. Por se tratar de uma estratégia de mídia paga, os resultados são imediatos.
Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de uma estratégia de Links Patrocinados, vamos mostrar para você os motivos para que sua empresa invista nesta estratégia ainda hoje. Veja só!
Uma estratégia de SEO só começa a gerar tráfego para o site de sua empresa no médio e longo prazo, pois é preciso esperar um bom tempo até que o conteúdo produzido por sua empresa seja ranqueado pelo Google. Além disso, nenhuma estratégia de SEO pode garantir que sua empresa esteja entre os primeiros resultados de busca.
Em uma campanha de links patrocinados, este problema não acontece. Sua empresa já poderá aparecer nos resultados de busca imediatamente depois da criação e configuração de seu anúncio. Em pouco tempo, você poderá aumentar o número de visitas em seu site, a geração de leads e suas vendas.
Assim, você poderá realizar o lançamento de novos produtos com a garantia de aparecer nos primeiros resultados de busca do Google, permitindo a geração de resultados em curto prazo
Investindo em uma estratégia de links patrocinados, sua empresa terá controle total sobre os custos de sua campanha, podendo aumentar ou diminuir o investimento sempre que julgar necessário.
Essa característica permitirá que sua empresa aumente seus investimentos para aproveitar oportunidades do momento, como datas comemorativas ou acontecimentos relacionados a sua marca, sendo ótimas oportunidades para aumentar as suas vendas.
Você poderá também retirar seus anúncios do ar caso tenha acabado os seus estoques ou frente outra situação que impeça o atendimento de seus clientes.
Neste caso, uma estratégia de Links Patrocinados facilita o escalonamento do tráfego do seu site. Em questão de minutos uma estratégia nova é colocada no ar e acarreta a aquisição de novos usuários, flexibilidade que não é possível em SEO.
Uma campanha de links patrocinados permite que você faça ajustes em seus anúncios de forma rápida e fácil, sempre que achar necessário.
Com isso, você poderá alterar os títulos, a descrição dos anúncios e até mesmo as landing pages que irão receber as visitas de seu cliente, otimizando a entrega dos anúncios.
Esta característica permite que você corrija erros que passaram despercebidos na criação de seus anúncios ou mesmo a realização de atualizações na sua oferta, transmitindo informações mais precisas para seus clientes e adaptando as campanhas ao comportamento dos consumidores em tempo real.
Numa estratégia SEO, corrigir a descrição de um link orgânico acarretará na perda da indexação do conteúdo anterior junto aos buscadores.
Outra característica muito importante de uma campanha de links patrocinados é que você poderá conquistar visitantes muito mais qualificados para o site de sua empresa.
Ao contrário do que muitos pensam sobre campanhas de Links Patrocinados, sua empresa não irá aparecer em todos os resultados de busca. Sua empresa irá aparecer apenas para as buscas relacionadas às palavras-chave que você indicar na criação de seu anúncio.
Com isso, você irá atrair apenas as pessoas que realmente estão buscando pelos seus produtos e serviços, aumentando a qualidade dos visitantes de seu site.
Para qualificar ainda mais os visitantes de seu site, o ideal é que as palavras-chave usadas em seus anúncios tenham relação direta com o produto e serviço que você oferece. Com visitantes mais qualificados, você fará mais vendas e, assim, aumentará os lucros de sua empresa.
Diferente de outras ações promocionais, em uma estratégia de Links Patrocinados, você só paga quando o cliente tomar uma atitude em relação aos seus anúncios, ou seja, se os usuários do Google realmente clicarem em seus anúncios.
Sendo assim, mesmo que o seu anúncio seja exibido várias vezes e mesmo assim não receber nenhum clique, sua empresa não irá pagar nada (exceto se você escolha pagar por impressões de seu anúncio).
Esta característica permitirá que você tenha assertividade ao avaliar o retorno sobre o valor investido em sua campanha, tornando o processo altamente sustentável e benéfico para sua empresa.
Em uma estratégia de SEO, você irá pagar pela otimização do site da sua empresa sem ter nenhuma garantia de que a ação terá retorno mensurável. O pagamento, neste caso, não está atrelado à ação do usuário, e sim à execução do serviço.
Neste caso, uma boa dica é avaliar qual o valor investido em mídia dividido por cada usuário que acessa seu site através da mesma. Em seguida, faça o mesmo com relação ao investimento em uma empresa que irá executar a sua estratégia SEO, dividindo o custo da otimização pelo número de usuários adquiridos. Compare os dois valores e você poderá identificar a estratégia mais rentável.
Vale ressaltar que ao fazer o cálculo acima, é necessário também avaliar a taxa de conversão de cada mídia. Mais do que levar pessoas ao seu site, uma boa estratégia levará potenciais clientes, conforme falamos no tópico anterior.
Outro diferencial muito importante de uma campanha de links patrocinados é que a ferramenta oferece várias opções de segmentação de seus anúncios, o que pode aumentar os resultados de suas campanhas.
Entre as opções de segmentação disponíveis, podemos destacar a possibilidade de exibir seus anúncios apenas em regiões específicas, o que é muito importante para negócios locais.
É possível também criar anúncios que serão exibidos apenas para aparelhos específicos, como celulares com sistema operacional Android, por exemplo. Essa opção é muito útil para empresas que oferecem aplicativos ou manutenção apenas para os aparelhos desta plataforma.
Além disso, é possível mostrar anúncios para potenciais clientes de acordo com seu perfil de compra, seus interesses, selecionar sites específicos para exibir seus anúncios e até mostrar anúncios para pessoas que já acessaram seu site anteriormente. Também é possível misturar todas essas possibilidades e personalizar sua segmentação.
Estes são apenas exemplos de segmentações que podem ser exploradas em suas campanhas de Links Patrocinados, permitindo que você interaja apenas com os clientes ideais de sua empresa. Assim, você poderá garantir um melhor Retorno sobre o Investimento em sua campanha de marketing digital.
Ao investir em uma campanha de Links Patrocinados, sua empresa poderá acompanhar as principais métricas para avaliar o sucesso de seus anúncios.
Você saberá exatamente quantas vezes o seu anúncio foi exibido nas buscas, quantos cliques estes anúncios receberam dos usuários e, principalmente, quantas vendas foram realizadas através destes anúncios.
Estas informações vão ajudar você a acompanhar métricas importantes para sua estratégia de marketing digital, como o custo de aquisição por cliente (CAC), o custo por lead (CPL), a sua taxa de conversão (CVR) e principalmente o retorno sobre o seu investimento (ROI), e assim você saberá exatamente o que está dando certo em sua campanha de Links Patrocinados e o que precisa ser melhorado, permitindo que você otimize sua campanha e atraia mais clientes para seu negócio.
Como você pode ver, investir em uma estratégia de Links Patrocinados é uma excelente maneira de garantir uma maior visibilidade de sua empresa, ajudando você a aumentar as visitas de seu site e, com isso, gerar mais vendas para seu negócio.
Apesar de ser uma ótima opção, a estratégia de SEO deve ser vista como uma otimização complementar às campanhas de performance, pensada a longo prazo. Para utilizá-la, é aconselhável que já se tenha uma operação e investimentos consistentes em links patrocinados. Ou seja, ver a otimização orgânica como uma forma de alcançar resultados melhores que os links patrocinados poderá frustrá-lo. Em vez disso, avalie a possibilidade de aumentar seus investimentos e otimizar suas campanhas de links patrocinados.
Gostou deste artigo? Quer mais dicas sobre Links Patrocinados? Curta a nossa página no Facebook e receba as melhores dicas para gerar resultados cada vez melhores na promoção de sua empresa.