O seu negócio está preparado para o futuro? Essa é uma pergunta que todo empreendedor deve fazer se quiser se manter relevante no mercado.
No marketing digital, é preciso ficar ainda mais atento por conta da velocidade das mudanças e surgimento de novas tecnologias. Por isso, ter fluidez nas estratégias, principalmente quando se trata de SEO, é fundamental.
O ano de 2019 trouxe a era dos assistentes virtuais inteligentes. Aliados à Inteligência Artificial, tecnologias como Siri, Google Assistant e Alexa introduziram de vez a pesquisa por voz na vida das pessoas.
A tradicional busca por texto está cedendo lugar para a busca direto pela voz e a otimização dos sites se faz urgente para acompanhar essa tendência.
Para se ter uma ideia do tamanho da mudança, estima-se que, até 2020, 50% de todas as pesquisas serão feitas por voz.
Não é pouca coisa! A busca por voz altera os resultados da pesquisa e traz novos desafios para o empreendedor se manter relevante.
A seguir vamos explicar como funciona e como você pode preparar a sua empresa para os impactos das pesquisas por voz, inclusive dando uma turbinada nas estratégias de SEO para tornar seu site ainda mais ranqueável.
A pesquisa por voz, também chamada de Voice Search, é um sistema de busca que substitui a necessidade de digitar as palavras-chave numa caixa de busca pelo uso da voz.
Se você já usou a Siri de um Iphone ou falou “Ok Google” para seu smartphone Android, você já fez uma Voice Search, mesmo que apenas para brincar com a ferramenta com perguntas divertidas.
O funcionamento se dá pelo reconhecimento do seu discurso pelo assistente digital para, então, converter em texto e iniciar a busca na internet normalmente.
Até pouco tempo atrás, o principal uso da Voice Search era exatamente fazer buscas como você faz no Google.
Mas hoje é possível ir além com os assistentes digitais. Essas são algumas das funções presentes nos sistemas operacionais atuais:
Os impactos da pesquisa por voz nas estratégias SEO
Com a evolução dos sistemas de assistentes virtuais integrados aos dispositivos móveis e a expansão do mercado de assistentes digitais como a Alexa e Google Home, a tendência é que a pesquisa por voz só aumente.
Só em 2018, o mercado dos chamados smart speakers aumentou 187%! E é claro que se há uma alteração no cenário de pesquisas, isso vai impactar as estratégias de SEO.
A opção pela Voice Search tem a ver com a velocidade dos resultados. A pesquisa por voz é mais rápida do que uma feita em um navegador.
E uma busca mais rápida significa resultados mais rápidos. Contudo, não é só comemorar, pois se a forma da pesquisa é alterada, os resultados também são.
Uma página de resultados de busca tradicional não é igual a uma feita por Voice Search. Isso porque os termos usados na fala são diferentes dos termos usados na escrita.
Pensando nisso, o empreendedor atento busca adaptar sua estratégia de SEO para não perder espaço nas pesquisas por voz.
Para essa adaptação ser bem feita, é preciso entender as três principais mudanças no comportamento do usuário: onde pesquisam, como pesquisam e o que pesquisam.
A expansão do “near me”
Uma das principais funções buscada pelos usuários na Voice Search é para achar ou descobrir coisas ou locais perto de onde eles estão.
Com a utilização em larga escala de serviços de localização, a ideia do “near me” direciona as pesquisas por voz para situações mais utilitárias, como encontrar um restaurante ou um serviço próximo.
A expansão desse tipo de pesquisa pede que sua estratégia de SEO mude para que sua empresa continue relevante.
Tenha em mente que para buscar presença regional não basta apenas implementar SEO para que seu ranqueamento nas buscas seja superior. É preciso pensar em quando o usuário fará a busca.
Pesquisas com termos como “perto de mim” e “mais perto” são derivadas de uma necessidade momentânea do usuário e estão balizando mudanças para as estratégias adotadas em SEO.
Antes do seu site aparecer nos resultados do Google, o buscador disponibiliza resultados integrados com o Maps, que já mostra o que está disponível naquele momento.
Repense o uso das palavras-chave
O ponto principal a ser levado em conta na sua estratégia SEO para se adaptar à Voice Search é a diferença entre os termos buscados em relação à uma busca tradicional.
Na pesquisa por voz a tendência é que o usuário elabore mais sua busca, da mesma maneira que perguntaria à outra pessoa.
Por isso, as pesquisas já não se limitam mais a head e short tail.
É preciso explorar o campo semântico do seu conteúdo para favorecer seu negócio nas buscas, como variar palavras e expressões da mesma família.
Outra boa atitude é responder a possíveis perguntas nas long tails. Criar uma página de FAQ, por exemplo, com respostas diretas a possíveis perguntas ligadas ao seu negócio é uma ótima maneira de subir no ranqueamento do Google.
Na hora de pensar nas palavras-chave para seu conteúdo e na sua estratégia de SEO, tenha em mente que, na Voice Search, o usuário faz uma pesquisa num tom mais humano e espera o mesmo do resultado.
Produzir conteúdo com uma voz natural, como uma pessoa falaria, te coloca mais próximo da necessidade de quem faz a pesquisa.
Por exemplo: Em uma busca tradicional, uma pessoa digitaria no buscador “estratégias SEO”. Agora, na pesquisa por voz, provavelmente ela diria algo como “Quais as melhores estratégias SEO para meu site?”.
Entende a diferença? Ela pergunta como se estivesse falando com outra pessoa e isso muda tudo!
Checklist:
Sua estratégia SEO define quem você é na web
Deu pra perceber que implementar uma estratégia de SEO fluída e atenta às novas tendências de mercado é essencial para um negócio digital de sucesso.
E vale lembrar: não se prenda somente à pesquisa por voz!
Não é porque a Voice Search está chegando com tudo que você deve focar seu SEO só nela. O segredo para aumentar o volume de buscas é:
Fonte: HostGator