Para quem ainda não conhece, a Black Friday é um evento que propõe 24 horas de liquidações e valores baixíssimos. Nasceu nos Estados Unidos na sexta-feira após a Ação de Graças e chegou ao Brasil em 2010 (e a cada ano ganha novos adeptos).
Dados divulgados pela E-bit apontam que no ano passado o faturamento do e-commerce cresceu mais de 10% na Black Friday, alcançando um faturamento de R$ 2,1 bilhões de reais. Para que os números deste ano sejam ainda melhores, vamos apresentar algumas dicas de como vender mais na Black Friday. Aproveite!
A sazonalidade é uma oportunidade para quem trabalha com vendas. As datas comemorativas, estações do ano e até grandes eventos, como Copa do Mundo, influenciam diretamente nas compras. A Black Friday já entrou de vez para o calendário do varejo e está entre as datas de maior faturamento, juntamente com Natal e Dia das Mães. Por isso, tantos comerciantes estão em busca de orientações sobre como vender mais na Black Friday. E, o primeiro passo para vender mais nos períodos sazonais é: planejar!
Tanto a Black Friday quanto outras datas do calendário do lojista exigem alguns preparativos para que tudo ocorra conforme o planejado. Para isso, você precisa pensar em três etapas de mudanças na sua loja virtual: a hospedagem e o código do site (que é a parte que o seu cliente não vê), o layout e a divulgação do seu site (a parte atrativa) e no seu estoque e atendimento (afinal, você precisa ter produtos para vender). Vamos detalhar cada etapa para lhe ajudar a arrasar nas vendas da Black Friday deste ano!
1. Cuidados básicos com a loja virtual
Antes de Black Friday começar você deve se preocupar com os bastidores da sua loja virtual. A hospedagem do site e o código são coisas que o cliente não vê, mas que são determinantes para o bom funcionamento do site. Afinal de contas, não adianta nada saber tudo sobre como vender mais na Black Friday se na hora “H” o seu e-commerce ficar fora do ar. Por isso é importante tomar alguns cuidados preventivos para compreender se o seu site irá suportar a quantidade de acessos maior que o habitual.
2. Preparação da logística
Para garantir as vendas na Black Friday você deve ter um bom estoque de produtos e já pensar na logística. Isso inclui desde a organização e armazenamento das mercadorias, até os custos para o envio dos produtos. Vale ressaltar que para ter artigos em estoque você precisa se planejar com antecedência, caso contrário, é possível que você perca algumas vendas.
3. Estratégia de Marketing
Depois de resolvidas as duas primeiras etapas, que são questões mais técnicas, é hora de partir para a divulgação. O que vale a pena dar um tapa no visual do seu e-commerce, torná-lo mais atrativo para o cliente. Em paralelo, também é importante traçar um plano de marketing, com o tipo de divulgação que será feita e quais canais serão utilizados.
Fonte: Host Gator