Se pensarmos em marcas e valor de marca, 2017 foi o ano de duas concorrentes (mais ou menos): Amazon e Netflix. As duas marcas foram as que mais cresceram em valor de marca no segmento de tecnologia.
Sobre o “mais ou menos”: elas são concorrentes se pensarmos no mundo do entretenimento: ambas têm plataformas de streaming para filmes e séries e ambas estão investindo cada vez mais para produzir conteúdo próprio e chegar no jogo do Oscar, do Emmy, do Globo de Ouro etc.
Fora isso, não poderiam ser mais diferentes. Enquanto Netflix não sai desse segmento (daí seu valor de marca ser de US$ 12 bi), a Amazon é a gigante mundial do varejo, com um valor de marca de US$ 139 bi (fica na quarta colocação mundial).
Os dados são do ranking anual BrandZ, feito pela Kantar Millward Brown.
Confira as marcas de tecnologia que mais cresceram entre 2016 e 2017.
1. Amazon: +41%
Valor: US$ 139 bi
2. Netflix: +30%
Valor: US$ 12 bi
3. Facebook: +27%
Valor: US$ 130 bi
4. Tencent: +27%
Valor: US$ 108 bi
5. Salesforce: +23%
Valor: US$ 12 bi
6. Samsung: +23%
Valor: US$ 24 bi
7. Alibaba: +20%
Valor: US$ 59 bi
Fonte: Exame.com