As redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação, com o alcance que elas oferecem podemos direcionar novos visitantes para o site, alcançar novos leads e encontrar novos clientes. Então, além de ter uma ótima estratégia nesses canais, é importante acompanhar os resultados dessas ações através das métricas de redes sociais.
Isso porque, um dos maiores benefícios do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar os resultados das estratégias enquanto ainda estão no ar. Dessa forma, conseguimos analisar as oportunidades de melhorias — seja para aumentar investimentos ou realizar ajustes para melhorar a performance. Mas para que isso seja feito de forma efetiva, o domínio das métricas certas é essencial.
Na prática, significa que durante o planejamento de uma ação devemos ter em mente quais métricas apontam o sucesso ou fracasso de uma campanha para, então, compreender seu resultado. E lembre-se, não existem regras fixas. Diversos dados podem impactar nos resultados, você precisa estudar o que funciona melhor para a sua persona, tendo em vista o objetivo da campanha.
Além disso, cruzar dados dá mais profundidade à sua análise. Enquanto o estudo de métricas individuais só oferece um ponto de vista sobre determinada ação na rede, o complemento dos indicadores dá uma visão muito mais ampla. Venha entender como.
As principais métricas de redes sociais
Cada rede social possui sua particularidade e todas contam com uma área de análises, então é fácil encontrar as informações para analisar o desempenho das campanhas. Mas para você não se perder no meio de tantos indicadores, selecionamos as principais métricas de análise — e que são comuns na maioria das redes sociais.
Como saber se o seu público visualizou o conteúdo que você publicou? Esse é o papel do alcance, ele mostra como está a distribuição das suas publicações no feed dos usuários. No Facebook, por exemplo, sabemos que o alcance vem diminuindo por conta das mudanças no algoritmo da rede. Então é importante ficar atento nessa métrica, para que o seu público receba o conteúdo que você está produzindo na rede social.
Mas o alcance sozinho não mostra tudo. Para ter um entendimento mais profundo do resultado das suas ações, analise o alcance juntamente com o engajamento.
O engajamento é a métrica que mede o envolvimento do público com a sua publicação, levando em consideração os números de curtidas, comentários e compartilhamentos. Dê que adianta produzir um conteúdo se as pessoas não estão interagindo com ele, não é verdade?
Essa métrica é importante para ações de branding, onde a imagem que a marca transmite ao público é o maior objetivo. Porém, analisar o engajamento de forma isolada te dá noções apenas de quantidade, para compreender melhor a qualidade das interações você precisa ficar de olho na métrica de sentimento.
Além de acompanhar o volume através do engajamento, é importante observar a qualidade das interações. Afinal, o que as pessoas comentam? As interações com a sua marca são positivas ou negativas? Analisar o sentimento permite descobrir se as suas publicações estão agradando seu público, assim você poderá estudar novas ações de aproximação e comprovar sua efetividade.
Da mesma forma que o engajamento mede a efetividade das publicações, acompanhar o crescimento de cada canal mostra o resultado das suas ações de modo geral. Isso porque, se a sua base de seguidores está crescendo, quer dizer que o público está mais disposto a se envolver com a sua marca. Por mais que acompanhar o crescimento de seguidores de uma página em uma rede social é considerado uma métrica de vaidade (aquelas que não trazem resultados reais para o seu negócio), para as ações de branding, é importante observar esses dados.
Para as estratégias de marketing de conteúdo, onde as redes sociais são utilizadas para direcionar o tráfego para os posts blog, analisar a taxa de cliques é importante para observar o desempenho das divulgações. Com essa métrica de redes sociais você avalia se o público que visualizou o seu conteúdo está clicando e interagindo com ele. Para ter um embasamento mais sólido desse dado, analise o CTR juntamente com o tráfego de redes sociais.
Por mais que o CTR mostre o interesse do público em certo conteúdo divulgado na rede social, é através do tráfego que recebemos o real volume de acessos ao site ou blog. A assertividade dessa métrica é maior, pois ela é adquirida no Google Analytics — que possui uma integração com o site para obter os dados.
Aqui você também pode adquirir mais conhecimento ao cruzar os dados. Para entender se o tráfego direcionado para o seu site é efetivo, analise junto o indicador de taxa de rejeição.
A taxa de rejeição mostra o quanto o seu público está rejeitando o seu conteúdo. Aliado ao Google Analytics, a taxa de rejeição aponta a porcentagem de acessos ao seu site ou blog que não tiveram interações com a página e foram fechadas logo após abertas.
A taxa de rejeição também pode ser analisada dentro da própria rede social, observando as descurtidas na página, denúncias de SPAM e o número de pessoas que bloquearam o seu conteúdo no feed. Conhecendo o que o seu público está rejeitando, você pode ter insights de melhorias nos conteúdos que são publicados em sua rede social.
E quem não quer conversão, não é mesmo? No Google Analytics do seu site você pode entender como suas redes sociais estão impactando diretamente (e indiretamente através das Assistências) nos seus resultados. A taxa de conversão indica quantas pessoas realmente estão começando negócio com a sua empresa. Essa métrica é importante para lojas virtuais, por exemplo, ou para o download de conteúdos ricos para aquisição de leads.
A análise de resultados nas redes sociais traz oportunidades de melhorias em sua estratégia digital. Cruze dados e estude como suas publicações estão impactando o seu público para crescer ainda mais os resultados da sua empresa. Quais métricas de redes sociais você costuma acompanhar? Venha compartilhar suas experiências com a gente também!
Fonte: Host Gator