10 métricas do Google Analytics para iniciantes

10 métricas do Google Analytics para iniciantes

Para muitas pessoas, falar de Google Analytics é sinonimo de gráficos, números por todas as partes e especialistas em métricas. No entanto, essa ferramenta não é um benefício exclusivo para especialistas, agências ou grandes negócios. Independentemente do tamanho do seu site, você pode (e deve) utilizar a ferramenta do Google para analisar os resultados e conhecer mais o público que visita seu site.

Se você acha que não se dá muito bem com as métricas, não se preocupe. Acompanhe aqui uma breve introdução ao universo dos dados, para que você comece a se familiarizar com a ferramenta. Pode apostar, depois de começar a usar, você não vai querer abandonar.

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma ferramenta que faz parte da plataforma de marketing do Google. Essa plataforma agrupa diferentes funcionalidades que auxiliam na gestão do marketing digital para todos os tipos de empresas que possuem uma presença online. Ela foi lançada pela primeira vez em novembro de 2005 e, desde então, não parou de evoluir. Hoje em dia você pode encontrá-la como o Analytics 360.

Para o que serve o Analytics?

Uma das melhores vantagens do Analytics para um site é a informação que você pode obter sobre os resultados de suas estratégias de marketing digital. Isto é, você pode medir absolutamente todas as suas ações. O que não acontece no mundo off-line, porque é muito difícil saber exatamente quantas pessoas viram o aviso que você postou na avenida principal, quantas dessas pessoas estavam interessadas e quantas compraram seu produto ou serviço graças a essa ação.

Ter um negócio on-line e não fazer análise dos resultados é como andar no escuro ou navegar em um navio sem direção. É necessário usar uma ferramenta que nos permita visualizar as métricas de desempenho do nosso site, saber quais de nossas ações estão tendo um bom efeito e quais devem ser melhoradas. Imagine que o Google Analytics é uma bússola que ajuda você a descobrir qual direção seguir para expandir seus negócios.

Quais dados posso obter do Google Analytics?

Com o Analytics você pode obter muitos dados, no entanto, para começar a se familiarizar com a ferramenta, você pode começar com as 10 principais métricas. Elas, desde o primeiro momento, farão a diferença na orientação de suas estratégias. Vamos lá!

Análise do painel

Depois de inserir a tag do Google Analytics no seu site ou blog e acessar a ferramenta, você encontratá o painel ou a “página inicial”. À esquerda, fica um painel de controle no qual você pode acessar todas as métricas de maneira mais profunda e com diferentes possibilidades de filtro. Na parte principal você terá uma série de dados básicos divididos em tabelas, essas são as informações gerais que falaremos abaixo:

1. Número de usuários

O número de usuários é o total de visitas exclusivas que seu site recebeu. Esse é o número de pessoas que entraram no seu site, não importando quantas vezes elas entraram na sua página. Esse número é importante porque você saberá os acessos do site ou seu blog de maneira recorrente. Se você tiver poucos usuários, significa que as pessoas entram no site uma vez e não retornam.

2. Sessões ou visitas

As sessões são o número de visitas que o seu site recebe, independentemente de ser o mesmo usuário que entra várias vezes. Cada vez que alguém entrar no site, será considerado como uma sessão. Com esses dados, você pode saber o volume de visitantes do seu site.

3. Taxa de rejeição ou taxa de rejeição

Essa métrica indica a porcentagem de pessoas que deixam seu website depois de ver a primeira página, é normal que você tenha uma alta taxa de rejeição. No entanto, você deve se preocupar em criar conteúdo interessante para a pessoa que está visitando seu site. Além de estudar alguns meios de capturar a atenção do visitante por mais tempo.

4. Duração da sessão

Com essa informação, você pode saber o tempo que os visitantes estão no seu site. Compreender se eles entram ou saem muito rapidamente te ajuda a identificar algumas questões de melhorias, por exemplo, se o conteúdo agrada, se o site é lento e demora muito para carregar e outros.

5. Usuários ativos

Nesse dado você saberá o número de pessoas que estão navegando no seu site em tempo real e quais são as páginas onde estão. Ao clicar em Relatório (na parte inferior da caixa), poderá ver informações mais detalhadas, como o país que estão acessando, a palavra-chave, o tráfego pelas redes sociais e muito mais.

6. Como os usuários chegam ao seu site

Outra informação importante que você pode encontrar no Google Analytics é de como os usuários chegam ao seu site. Se você faz anúncios no Google, a pesquisa paga geralmente é uma das principais fontes e aqui você pode saber a eficácia de suas campanhas pagas e também de busca orgânica, tráfego direto, e-mail e redes sociais.

Lembre-se: para obter dados verdadeiros, você deve usar os UTMs em suas campanhas. Desta forma, você será capaz de monitorar o resultado e a eficácia de cada esforço realizado.

7. Onde estão seus usuários?

No Google Analytics você também pode encontrar um mapa com todos os países que visitam o seu site, é uma excelente informação se você está pensando em expandir seus negócios para outros países, e saber quais são os que mais te visitam.

8. Usuários por hora e dia

Além de saber de onde você recebe visitas, também é importante saber quando recebe. Para isso você pode contar com as informações sobre os dias e horários em que seu site recebe mais visitantes. Com esses dados, você pode saber qual é o melhor dia e horário para publicar uma postagem, uma promoção ou até mesmo para fazer uma atualização e não sofrer danos por conta dos acessos naquele momento.

9. Páginas mais visitadas

Essa informação é importante para conhecer a lista das páginas mais visitadas do seu site ou blog, contando quantas exibições de página ou visualizações você teve em um determinado momento. Assim você sabe quais são os conteúdos mais visitados e pode revisá-los para sempre tentar melhorá-los.

10. Principais dispositivos

Essa é uma informação simples e importante, com ela você pode descobrir através de qual dispositivo eletrônico as pessoas entram em seu site. Hoje em dia existem mais pessoas navegando na internet através de smartphones, por isso um site que não está pronto para dispositivos móveis corre o risco de perder visitantes. Como o seu site aparece no seu celular? É responsivo?

Agora que você conhece os principais dados que pode obter dessa ferramenta, estará pronto para analisar e verificar se as ações de marketing digital estão funcionando.

Lembre-se de que o painel na página inicial do Google Analytics apresenta apenas as informações mais básicas sem filtros. Se você quiser conhecer as métricas com mais detalhes, você encontrará todas as opções para filtrar e coletar informações mais precisas e profundas. A própria plataforma oferece um curso gratuito, com níveis básico e avançado, onde você pode entender muito mais sobre as métricas e como aplicá-las nas decisões estratégicas de sua empresa.


Fonte: HostGator

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