Essa teoria foi inicialmente criada por Neil Borden, nos anos 1960 e difundido pelo Philip Kotler (considerado o pai do marketing) começando apenas com 4 ps, seu objetivo era abranger tudo que precisa-se analisar quando for fazer marketing de algum produto ou serviço no mercado.
Com o tempo as pessoas foram mudando e as formas de comunicação também, a partir disso chegamos na teoria dos 8Ps do marketing digital:
Pesquisa
Com as ferramentas certas é possível saber mais sobre seus consumidores, seus hábitos, lugares que frequentam, o que gostam e o que não etc;
Planejamento
Ao longo do tempo você vai desenvolvendo sua comunicação com seu público, e vai precisando adaptar sua comunicação de acordo com o que engaja mais entre os usuários.
Produção
Quando o planejamento é transformado em algo tangível, sendo necessário um site institucional para a marca, além de um espaço para publicações constantes;
Publicação
Começa aqui as publicações do conteúdo que você já estava produzindo;
Promoção
Investimento em mídias patrocinadas como anúncios no Google AdWords e Social Ads;
Propagação
As redes sociais são de vital importância, pois oferecem inúmeras maneiras de propagação de conteúdo, basta escolher as mais adequadas para você;
Personalização
Ao longo do processo de comunicação com seu público, é necessário fazer modificações no conteúdo;
Precisão
A partir daí seu conteúdo vai sendo transformado em algo mais preciso, otimizando então suas ações no público.