Eles também conversam e interagem por este meio, enviam fotos, áudios, vídeos e até figurinhas divertidas.
Foi por isso que, em 2017, o aplicativo lançou uma versão especial para que as empresas possam se comunicar com seus clientes da mesma forma que se falam entre amigos.
Se você tem um negócio e quer ter uma comunicação mais próxima e efetiva com seus clientes, então este artigo foi feito pensando em você. Vamos explicar como usar o WhatsApp para empresas e também integrá-lo ao seu site.
O WhatsApp Business é um aplicativo que pode ser facilmente instalado no seu celular e te ajuda no contato direto com os clientes, tirando dúvidas e solucionando eventuais problemas de compras e manutenção.
Diferentemente do modelo convencional, o WhatsApp Business tem características especiais para gestão de clientes, permitindo segmentação (a gosto do gestor) e automação de mensagens para triagem inicial.
O WhatsApp Business está disponível para dispositivos Android e IOS, assim como PC e Mac. Essa versão é indicada a micro e pequenas empresas, onde um colaborador pode cuidar do contato com consumidores.
Há uma outra versão, recomendada a médias e grandes empresas, que necessitam de uma solução mais robusta. Essa API é utilizada e aprovada por players importantes do mercado, como Netflix, Wish e Booking.
Pode parecer um desafio, mas manter uma relação próxima e personalizada com o cliente é essencial para fidelizá-los, fortalecer a marca, garantir a indicação e um possível retorno.
Além de ajudar na gestão dessa comunicação, o WhatsApp Business permite falar com uma imensa quantidade de pessoas. Para se ter uma ideia, no Brasil, o aplicativo tem cerca de 130 milhões de usuários.
Existem várias vantagens ao usar o serviço de mensagens comerciais oferecido pelo WhatsApp. Você pode envie PDFs, documentos, planilhas, apresentações de slides e muito mais (com o limite de 100MB), sem as complicações que você teria ao utilizar seu e-mail ou um aplicativo específico de compartilhamento de arquivos.
Além de conversar diretamente com seus futuros clientes ou consumidores, você também pode:
Com o WhatsApp Business você pode configurar mensagens automáticas para responder ao primeiro contato dos clientes. Pode ser um texto de boas vindas ou então um aviso de horário de disponibilidade.
Também é possível criar um menu com opções para filtrar o interesse de quem está entrando em contato. Apesar das facilidades, lembre-se que é primordial responder aos clientes de maneira pessoal e personalizada.
O WhatsApp Business apresenta algumas estatísticas que vão te ajudar a medir e monitorar o atendimento. Nesta seção, você poderá saber a quantidade de mensagens enviadas, recebidas e lidas, e taxa de abertura.
Também pode criar etiquetas para segmentação de clientes conforme as estatísticas colhidas.
Ao baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel ou computador, você deve registrar um nome e um número à conta. Esse nome deve ser escolhido com cuidado, pois não poderá ser trocado depois. Outros dados exigidos para criar uma conta de WhatsApp Business são:
Agora que você está cadastrado ao WhatsApp Business, chegou a hora de integrá-lo ao site de sua empresa. Essa funcionalidade não é exclusiva do chat mais popular do mundo. Muitos sites usam mensagens de texto como ferramenta de atendimento ou então Facebook Messenger. Por isso, fica a seu critério quantos canais de comunicação direta serão disponibilizados.
Vou apresentar duas maneiras para integrar o WhatsApp Business em seu site, para que o ícone do aplicativo fique visível e seus clientes ou visitantes possam clicar para falar contigo:
WP Social Chat
O plugin de WordPress WP Social Chat pode ser instalado de maneira prática dentro do gerenciador do site e tem as funcionalidades que permitem inserção de ícone do WhatsApp e caixa de chat em suas páginas.
Além de ser gratuito, o WP Social Chat permite personalização de cores, posicionamento, tamanho dos ícones e mensagem automática.
GetButton
O GetButton, desenvolvido pela WhatsHelp, é uma solução completa para a criação de botões que levam o cliente ou visitante do site a entrar em contato com o atendimento. Neste caso, estamos falando de WhatsApp Business, porém a plataforma pode gerar botões para integração de Facebook Messenger, Viber, Snapchat, Line, Telegram, VK, e-mail, chamadas telefones e mensagens de texto (SMS).
A opção grátis permite a criação de até dois botões e uma curta mensagem para gerar ação do usuário para utilizar o chat (call to action). Na versão paga, é possível rastrear os clicks e gerar relatórios por meio do Google Analytics.
Vale lembrar que o WhatsHelp também é um plugin de WordPress, caso você use esse CMS.
Por fim, é muito importante que você tenha em mente que quando um cliente entra em contato diretamente a probabilidade de compra é maior. Ninguém gosta de esperar para ser atendido ou então ser ignorado. Por isso, é necessário deixar claro o horário de atendimento e, quando ausente, configurar uma mensagem automática para se posicionar diante do cliente.
E aí? Gostou das dicas sobre o WhatsApp Business? Conte-nos como foi sua experiência com o aplicativo. Também queremos saber como você integrou o chat ao seu site – se foi por meio dos plugins que indicamos ou outra maneira.
Fonte: HostGator